quarta-feira, dezembro 16

[Como montar seu mini-estúdio caseiro]

Oi pessoas! 
Hoje vou dar umas dicas de como criar seu próprio estúdio fotográfico super eficiente para fotografar objeto.
Além de ficar legal a foto, o DOF ajuda a dar o charme final.
Então vamos lá... 


As ferramentas:
1. Caixa de Papelão (grande o suficiente para acomodar seus objetos)
2. Papel de seda branco (servirá como difusor de luz)
3. Fita Adesiva (durex/fita crepe)
4. Cartolina (branca/preta - será o fundo da sua foto) - pode ser folha A4 também, mas convenhamos que a cartolina é mais resistente e melhor.
5. Luminárias com lâmpada fluorescente (de preferência as com mais de 30W)
6. Régua, estilete, tesoura



A montagem da caixa ficará assim:










1. Prepare a caixa, cortando 3 "janelas" nas laterias e retirando uma das paredes (opcional), como na foto. Deixe um espaço razoável entre as bordas para colar o papel de seda.

2. Corte duas abas da caixa, deixando as abas laterais, que servirão para você controlar a luz. (abre e fecha)

3. Meça o papel de seda e fixe-o sobre as janelas que foram abertas na caixa com a fita adesiva. O papel deve ficar bem esticado.

4. Fixe a cartolina dentro da caixa com a fita adesiva, tomando o cuidado para que a fita não fique visível e sem amassar a cartolina.
Veja na foto abaixo o resultado final. A cartolina deve ficar "curvada" dentro da caixa, como se fosse um "escorregador".

















Seu estúdio está pronto.
Agora é colocar seus objetos dentro da caixa e brincar com a iluminação.
A disposição e o ângulo da suas luminárias determinarão o "clima" da suas fotos.



Dicas:
- Configure sua câmera para a opção "macro", que geralmente tem o símbolo de uma "flor" nas máquinas.
- Não utilize flash! Sua foto vai ficar toda super-exposta (estourada) e com aquela luz dura e feia. 
- Brinque com o fundo. Coloque papel colorido, temáticos, ...
- Use lâmpadas com cores diferentes. Custa baratinho e o resultado é super bacana.
 Agora é só clicar e inventar muito! :)
 E para finalizar, claro, o resultado (fotos antigas, porém feitas com o estúdio caseiro)

















(créd. e agradecimento: desdobrei.blogspot.com)






 

Por Dara Lee.

8 comentários:

Nanda disse...

Dá pra fazer ótimas fotos de produto. Recomendo, também! Haha. Ótimas dicas.

Anônimo disse...

Muito interessante!Estou montando os preparativos para confeccionar o meu.
Ótimo!

Anônimo disse...

VIzinhas...quero comer este shitake!!! Beijao Ro

Paula disse...

Essa menina é tudo de bom!! Qdo chegar me dá um toque que eu qro te mostrar minha camera nova. Vamos fotografar ... fazer uns testes ... qropegar outras dicas contigo!! beijinho.

Anônimo disse...

Oi Querida, muito obrigada pela dica, era tudo que eu precisava para fotografar meus pridutos.
DEUS te abençoes e a toda sua familia

Karol Rios disse...

Ameiiiiiiiiiiiiiii e já confeccionei o meu.

Anônimo disse...

Preciso de uma super ajuda...

Montei um ecommerce e quero tirar as fotos em casa para poder economizar eu uso uma maquina olympus x-40(eu sei que é ruim...mais vai ter que ser com essa por enquanto) e comprei um refletor daqueles de loja de 500w mais as fotos estão ficando com o fundo amarelado parece que o tecido esta sujo..mais o tecido é um brim branco...oq eu posso fazer pra melhorar...me ajuda!!!!
Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Muito Obrigada, muito bom mesmo !

Postar um comentário

Deixe seu recado!